Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
A autoavaliação institucional é o processo avaliativo desenvolvido pela própria Instituição de Ensino com o objetivo de gerar informações e produzir conhecimentos a cerca da realidade institucional, objetivando o redimensionamento da mesma a partir de decisões tomadas em função da melhoria da qualidade do ensino.

Objetivos da Autoavaliação Institucional

Deve ser uma construção coletiva dos sujeitos que integram a faculdade buscando o desenvolvimento de uma cultura avaliativa em prol do aperfeiçoamento de, respeitando os objetivos da avaliação formativa:

Produzir conhecimento;
Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
Identificar as causas de problemas e deficiências;
Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e técnico administrativos;
Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
Prestar contas à sociedade;
Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
 Princípios da Autoavaliação Institucional

A CPA entende que a estrutura da avaliação institucional deve:

Ser contínua e permanente;
Contar com a participação ampla da comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos) em todas as etapas da avaliação;
Considerar o Plano de Desenvolvimento Institucional como diretrizes no processo de avaliação;
Utilizar, com o maior grau de integração possível, métodos qualitativos e quantitativos de avaliação;
Ser constituída de métodos de simples entendimento e administração;
Ser adaptável às necessidades e características da instituição ao longo de sua evolução;
Utilizar as informações já disponíveis sobre a instituição;
Criar uma cultura de avaliação em toda a instituição, focada na constante melhoria e renovação de suas atividades;
Fornecer à gestão institucional, ao poder público e à sociedade uma análise crítica e contínua da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.