Ao mudar para sede no endereço atual, a Biblioteca da Faculdade Cesuca localizava-se no andar térreo, onde hoje está um dos laboratórios de informática. A alteração ocorreu em virtude das necessidades em ampliar a coleção de materiais e espaços de estudos destinados à comunidade acadêmica.

Hoje o local abrange uma área de 500m², oferecendo espaços de estudo individuais e salas de estudo em grupo, além das mesas e cadeiras distribuídas pela área de circulação geral. Há também acesso a computadores conectados à internet além da rede de Wi-Fi. A Biblioteca também possui uma videoteca equipada com televisão e aparelho de DVD, além do acervo de mais de 50 títulos de material multimídia de diversas áreas. Esse espaço pode ser utilizado pelos acadêmicos da instituição por meio de agendamento a ser feito direto no balcão de atendimento.

A Biblioteca atende ao seu corpo discente, docente e técnico-administrativo, os quais contam com os serviços de: empréstimo domiciliar, consulta local, renovações, assistência e orientação quanto ao uso dos serviços da Biblioteca e quanto às Normas da ABNT e APA para trabalhos acadêmicos. Além disso, a Biblioteca também oferece apoio na edição das revistas desenvolvidas pela instituição. Para a comunidade em geral, é oferecido o serviço de consulta local dos materiais bibliográficos.

Regimento da Biblioteca

Acervo

Já a coleção abrange mais de 33.000 exemplares entre livros e periódicos entre outros materiais de apoio à pesquisa e estudo. O acervo da Biblioteca Cesuca tem o objetivo fundamental de oferecer as bibliografias básicas e complementares dos cursos da instituição. Existem títulos também que complementam as áreas dos cursos de graduação disponíveis na instituição. Há ainda a oferta de obras de literatura e atualidades. Recentemente está sendo formada uma coleção de livros direcionados para pessoas com baixa visão (em fonte ampliada), além de títulos com edição em Braille para pessoas cegas.

Todos esses recursos são catalogados no software SGB (Sistema de Gerenciamento da Biblioteca) desenvolvido pelo próprio setor de TI da instituição. Todos podem acessar o catálogo da Biblioteca para verificar os títulos disponíveis. Alunos e colaboradores da instituição podem além da pesquisa, fazer reservas e regularizar as renovações de itens.

Processos de aquisição da Biblioteca Cesuca
As aquisições da Biblioteca se dão sob a forma de compras e doações. A maior parte dos itens que compõe a Biblioteca são provenientes de investimentos da própria instituição, porém as contribuições dos materiais doados também são bem-vindas. Para conhecer melhor, no documento a seguir estão as etapas de cada processo:

Fluxograma de Aquisições

Política de desenvolvimento do acervo da Biblioteca Cesuca
Para a melhoria dos serviços oferecidos pela Biblioteca Cesuca é necessário estabelecer parâmetros para a otimização dos recursos envolvidos. Também é fundamental a política estar alinhada com o planejamento da expansão física do espaço que procura seguir os critérios de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação. Esses parâmetros estão descritos no documento abaixo:

Política de Atualização