A multa nas bibliotecas, mesmo de instituições públicas, embora não esteja discriminada explicitamente, é permitida e enquadra-se no art.186 do Código Civil.

Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

A cobrança da multa não se trata de uma taxa e sim de uma sanção por descumprimento de uma obrigação que é a de devolver ou renovar o material na data estipulada.

Na Biblioteca Cesuca o valor da multa é de R$ 2,00 (dois reais) por dia e por item em atraso, incluindo os finais de semana. Para multas com valores acima ou igual a R$ 50,00 poderão também ser quitadas por livros novos com a apresentação da nota fiscal de igual valor do débito com a Biblioteca.

ATENÇÃO: A retirada de itens na Biblioteca Cesuca é de exclusiva responsabilidade do usuário vinculado à instituição, sendo aluno ou colaborador, para utilizá-lo durante o prazo estipulado e devolvê-lo à Biblioteca com as mesmas características. Fica determinado que perdas e danos nos itens cadastrados são definidos como ônus para a pessoa que tinha o direito de uso durante o período de empréstimo, sendo passível de sanções determinadas pela(o) bibliotecária(o) responsável.