SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA (SEP)

O Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Cesuca tem como finalidade oferecer à comunidade de Cachoeirinha e região serviços vinculados à Psicologia, a fim de proporcionar aprendizado e formação qualificada aos alunos da instituição e, sobretudo, contribuir para o bem-estar das pessoas em seu contexto. Assim, pretende-se estabelecer uma conexão entre os fazeres e saberes acadêmicos e as demandas da comunidade na qual a Instituição de Ensino Superior está inserida.

Para atendimento individual ou em grupos, basta preencher um cadastro inicial junto à secretaria do serviço (Faculdade Cesuca, bloco 2, quarto andar).

O acolhimento (triagem) de novos casos acontece em quatro encontros, iniciando na primeira semana do mês, todos os meses. O acolhimento acontece nas segundas-feiras, das 19h às 20h e nas terças-feiras, das 16h às 17h. 

Para maiores informações, entre em contato: 3396-1000 (Ramal 1040).


ESTRUTURA
A fim de aprimorar os serviços oferecidos e também a qualidade de ensino de nossos alunos, o Serviço-Escola de Psicologia foi reestruturado para ampliar sua atuação. Atendimentos já oferecidos anteriormente, como aqueles vinculados à clínica de saúde mental, serão mantidos. A mudança principal está na abrangência e organização dos serviços, que passaram a ser dimensionados em quatro núcleos específicos:

 

NÚCLEO DE ACOLHIMENTO E GRUPOS
Responsável: Psicóloga Aline Piason (CRP 07/11636)
Este núcleo é responsável pela triagem de todos os interessados em ingressarem em atendimento clínico, seja este individual ou em grupo. O Acolhimento, como é chamado o processo de triagem, é organizado em grupo, com duração média de 4 encontros, a fim de definir um projeto terapêutico. Também faz parte da atuação deste núcleo a organização e coordenação de grupos terapêuticos, com focos específicos de trabalho de acordo com demandas também analisadas no processo de triagem.
Horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 13h30 às 22h30.

 

NÚCLEO COMUNITÁRIO
Responsável: Psicóloga Bruna Larissa Seibel (CRP 07/19056)
Este núcleo trabalha as demandas relacionadas aos contextos comunitário e escolar, a partir de uma inserção da psicologia-em-contexto. Para tanto, serão estabelecidas parcerias com instituições que fazem parte da rede de saúde, assistência social e educação de um território específico na cidade de Cachoeirinha. A proposta é pesquisar, analisar e intervir em necessidades co-construídas por moradores, usuários, rede e equipe técnica. As intervenções e supervisões ocorrerão fora do espaço acadêmico, in loco, a fim de aprofundar os conhecimentos dos sistemas e contextos, bem como da construção sócio-histórica de fenômenos, indivíduos e grupos. Nas escolas conveniadas, buscar-se-á desenvolver práticas que compreendam não só a aprendizagem do aluno, mas o bem-estar e a qualidade de vida no contexto escolar, envolvendo professores, servidores e famílias.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h; Sábado - atividades específicas.

 

NÚCLEO CLÍNICO
Responsável: Psicóloga Gislaine Durante (CRP 07/10244)
Neste núcleo, serão realizados atendimentos clínicos individuais à crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme a demanda. Além disso, serão ofertados atendimentos a casais e famílias, conforme a demanda observada. Qualquer pessoa moradora de Cachoeirinha e região poderá buscar o atendimento. Para tanto, é necessário um cadastro inicial. Conforme disponibilidade do serviço ou urgência do caso, o interessado é chamado a comparecer ao Acolhimento (ver núcleo correspondente), passando por uma triagem e posterior encaminhamento ao núcleo clínico, caso seja verificada demanda para tal. O Núcleo Clínico poderá também atuar junto aos demais núcleos, na medida em que se fizer necessário.
Horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 13h30 às 22h30; Sábado das 8h às 12h.

 

NÚCLEO JURÍDICO
Responsável: Psicóloga Márcia Wilke Franco (CRP 07/03681)
O Núcleo Jurídico centraliza projetos e ações destinados ao fazer psicológico em âmbito jurídico, tais como violência doméstica e sexual, processos de guarda e adoção, psicologia forense e criminal, mediação, entre outros. Atua também em parceria com instituições jurídicas, como fóruns, promotorias, acolhimentos institucionais e sistema prisional. Os projetos e ações são estabelecidos conforme demanda e/ou interesse em parcerias institucionais. Fazem parte deste núcleo os projetos já em andamento: Psijur, Plantão Psicológico e Grupo Elo. O Núcleo Jurídico poderá também atuar junto aos demais núcleos, na medida em que se fizer necessário.
Horário de funcionamento: Sexta, das 14h às 22h.

 

Quer saber mais informações?

Entre em contato pelo e-mail clinicapsico@cesuca.edu.br ou pelo telefone 3396-1000 (Ramal 1040).