Ciências Contábeis do Cesuca conquista nota máxima no MEC

O curso é conceito 5 e é o terceiro melhor no Estado

16/04/2024

O curso de Ciências Contábeis do Cesuca, e agora é nota 5 no CPC, nota máxima na avaliação do MEC. O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. É composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Saiba mais aqui.

“Pessoalmente essa nota é uma satisfação total como profissional”, comemora o Prof. Guilherme Pressi, coordenador do curso, o 3º melhor no Rio Grande do Sul. Com 40 anos de pura experiência nas ciências contábeis, bagagem que ele naturalmente agrega ao curso.

O segredo…

Nem é tão segredo assim, pelo contrário, é a imagem clara do resultado de um trabalho bem executado, correto e de qualidade.

À frente da coordenação desde 2010, o Prof. Guilherme ressalta o valor dessa conquista: “Não é um resultado individual, e sim da equipe de professores que são totalmente comprometidos e também do apoio recebido da instituição”.

Nosso principal diferencial é o corpo docente: “Não são só acadêmicos; muitos professores têm vivência prática em escritórios e empresas e trazem essa prática para a sala de aula. Isso cria proximidade entre alunos, professores e coordenadores, um eficiente canal de comunicação”, explica.

O egresso Mateus Gross é da mesma opinião. Segundo ele, o tratamento humanizado na atuação dos professores é de fato um diferencial:

“Sem dúvida alguma, foi um dos pontos que mais contribuíram para a minha formação, se não o maior deles”, revelou, valorizando o clima muito bom que se firma do início ao fim do curso, com o apoio sempre presente da coordenação.

“Os professores tiveram uma dedicação incrível, apoiando e incentivando os alunos constantemente. Sempre buscaram trazer para a sala de aula casos práticos, fazendo link entre o que era visto em sala de aula e os acontecimentos e rotinas do dia a dia. […], além de ajudar a fixar o conteúdo didaticamente, prepara o aluno de modo efetivo para o mercado”, acrescentou Mateus.

O curso
Se o estudante será o profissional responsável pela saúde financeira, fiscal e contábil da empresa, é preciso que tenha uma formação de excelência, o que o curso de Ciências Contábeis do CESUCA pode oferecer.

A excelência comprovada por diversos fatores:

-Projeto Pedagógico moderno, que contempla sólida fundamentação teórica;

-Completa infraestrutura no campus, com Laboratório de Informática, Sala Tecnológica, biblioteca com acervo atualizado, espaço de convivência e restaurante;

“Ao longo do período em que eu estava na graduação, pude ver novos espaços sendo criados e investimento em equipamentos e novos recursos… É nítida a preocupação da instituição nesse aspecto, de modo que há uma constante busca por melhoria, crescimento e expansão”, confirmou Mateus.

– Prática alinhada aos serviços voltados à comunidade externa através do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAFC).

O NAFC é a oportunidade de o estudante colocar em prática seus conhecimentos, sob a supervisão dos professores, com a prestação de serviços contábeis e orientações fiscais básicas a contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos.

Depois de atuar nesse núcleo, o estudante sai praticamente pronto para enfrentar as demandas da vida profissional, dominando os trâmites na Receita Federal e outros órgãos de governo em todas as suas esferas e até conhecendo os escritórios de contabilidade da região e a classe contábil como um todo.

“O aluno do Cesuca tem uma experiência muito completa”, resume Mateus. “Posso dizer que concluí o curso de Ciências Contábeis me sentindo um profissional seguro e pronto para encarar os desafios que surgirão durante a carreira, e que a nota CPC traduz muito a sua qualidade”.

Venha visitar nosso campus, conhecer as instalações do Centro Universitário n. 1 do Brasil.