Curso de Comércio Exterior do Cesuca é primeiro lugar no Brasil

Resultado é conquista de toda a comunidade acadêmica, um trabalho de equipe promovido por professores, alunos e demais colaboradores

16/04/2024

Dominar as técnicas de negociação para compra e venda de produtos e serviços no mercado internacional é uma qualificação que se obtém no curso de Comércio Exterior do Cesuca, o número 1 do RS e do Brasil: nota máxima no Enade e CPC (conceito 5, na escala de 1 a 5).

“Essa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, um trabalho de equipe, promovido constantemente por professores, alunos e demais colaboradores”, comemorou a Profa. Me. Caroline Prates, coordenadora dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Processos Gerenciais e Recursos Humanos.

“Resumidamente, o CPC de curso é um indicador de qualidade, mensurado pelo MEC a partir dos insumos do Enade (Enade é similar ao Enem, no entanto, direcionado ao ensino superior)”, explicou a Profa. Caroline.

Segundo o Prof. Me. Alexandre dos Santos Garcia, a partir da avaliação do Enade, é possível mensurar os conhecimentos, habilidades e aprendizados desenvolvidos ao longo da graduação. “Por isso, uma nota máxima (5) acaba destacando o aluno no mercado de trabalho também”, explicou.

Você pode saber mais sobre os resultados do Cesuca e os conceitos, clicando aqui.

O segredo…

Aprendizagem significativa, quando todo novo aprendizado se integra ao que o aluno traz de conhecimento prévio, ampliando seu repertório e reforçando seu protagonismo no processo educacional.

Nos cursos de Negócios do Cesuca, o principal objetivo é formar um profissional que se diferencie no mercado de trabalho através da sua técnica e também de habilidades comportamentais.

“Para isso, temos, em nosso time, professores com formação acadêmica e ampla bagagem de mercado, unindo a teoria e a prática da melhor maneira possível […] o que acaba refletindo nos indicadores de qualidade, como o Enade e o CPC e, consequentemente, no mercado, pois as empresas estão em busca deste perfil profissional”, completou a Profa. Caroline.

O curso

Projeto Pedagógico, Corpo docente e Infraestrutura se combinam para proporcionar ao estudante o melhor ambiente de estudos.

O estudante pode contar com uma matriz curricular específica para atuação no mercado de trabalho, com orientações metodológicas com base na resolução de problemas, desenvolvimento de projetos e utilização de canais de comunicação on-line.

Um dos diferenciais, enfatizado pelo aluno Leonardo Dal Prá, diz respeito às oportunidades de intercâmbio e de extensão promovidas pela IES e que enriquecem a troca em sala de aula.

Já o Prof. Dr. Evaldo Furtado ressalta a importância das possibilidades de iniciação científica que são ofertadas aos alunos: “Além de fomentarem o pensamento científico, oportunizam uma melhora substancial na comunicação escrita e oral do nosso discente”.

Se ele domina o idioma inglês, as oportunidades de sucesso se multiplicam, tornando-o plenamente apto ao exercício de análise, planejamento e implementação de negócios no ambiente internacional.

“É um orgulho imenso fazer parte do time de professores do curso de Comércio Exterior do Cesuca, atualmente o primeiro no ranking do Brasil. Sempre estivemos com excelentes notas, tanto no Enade como no resultado do CPC, mas alcançar este marco histórico de ser o primeiro é realmente muito gratificante”, emocionou-se a Profa. Me. Deisi Diel Weber.

Venha visitar nosso campus e conhecer as instalações da melhor faculdade de Comércio Exterior do RS e do Brasil!

Venha visitar nosso campus, conhecer as instalações do Centro Universitário n. 1 do Brasil.