Nota máxima no MEC, curso de Direito está entre os dez melhores do País

Alunos atribuem desempenho à seriedade e competência com que professores desenvolvem seu trabalho

16/04/2024

Entre as várias notícias boas acerca dos cursos no Cesuca, mais uma de alegrar o coração: curso de Direito, 5 no Conceito Preliminar de Curso – CPC e 9º colocado entre os cursos de Direito do Brasil, de acordo com avaliação feita pelo INEP/MEC.

O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. É composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Saiba mais aqui.

Na visão do Prof. Dr. Guilherme de Oliveira Feldens, coordenador do curso de Direito, a nota máxima obtida nesse ciclo concretiza o ensino de excelência praticado no Cesuca.

“Ela faz parte de um processo de mais de uma década, pois durante toda a existência do curso sempre tivemos ótimas avaliações – deixando claro que há um ótimo trabalho sendo desenvolvido. Esse resultado, portanto, é mais um exemplo da reputação de seriedade e qualidade no ensino propiciado pelos nossos docentes”, pontuou o coordenador.

Convocada para prestar o exame do Enade, cuja nota ajuda a compor o CPC, a aluna Juliana Daniel também ficou satisfeita com o resultado e reforçou a importância da presença docente na formação.

“Acredito que foi essencial o apoio de cada professor durante toda a formação para obtermos nota máxima, pois sempre ensinaram com muita dedicação, sabedoria, domínio e, o principal, afeto entre aluno e professor”, confirmou a estudante.

O segredo…

“A atuação do curso na comunidade, somada à qualidade do corpo docente, é um dos principais fatores que nos fazem atingir esses resultados”, observou o Prof. Guilherme, confessando ter se sentido muito realizado por fazer parte de tudo que foi feito desde o ano de 2011.

“Esse resultado destaca ainda mais a importância do curso para a cidade de Cachoeirinha, mesmo porque há um total envolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão com as pessoas”, pontuou.

Não por acaso, os atendimentos à comunidade são bastante concorridos. No Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJUG), com vínculo ao Núcleo de Prática Jurídica, os alunos cumprem a fase curricular do Estágio Supervisionado e vivenciam a prática cotidiana do Direito orientados por uma equipe de professores.

Nesse espaço, a população local pode solicitar aos futuros advogados alguns serviços nas áreas de Direito Civil, Penal e do Trabalho, na forma de consultorias, petições, participação em audiências e resolução de conflitos entre outros assuntos.

O curso

Durante dez semestres, os alunos se aplicam a construir uma sólida formação geral, humanística e axiológica. Afinal não serão poucos os desafios que exigirão deles muita análise, argumentação, domínio dos conceitos e terminologia jurídica, habilidade de interpretação dos fenômenos jurídicos e sociais, entre outros tópicos.

A matriz curricular contempla temas atuais do Direito, por exemplo, Propriedade Intelectual, Direito Ambiental e Biodireito.

Também é feito um trabalho persistente de preparação para a prova da OAB desde o início do curso, com Iniciação à Prática Jurídica desde o terceiro semestre.

O estímulo ao intercâmbio em instituições do Brasil e exterior expande o aprendizado, para que o conhecimento de outras realidades acadêmicas seja uma experiência importante à formação.

“Sem dúvidas, tenho orgulho da minha faculdade e dos meus professores, pois eles nos preparam a cada dia para enfrentarmos os desafios e alcançar o êxito. E o conceito obtido representa muito bem isso”, resumiu a aluna Juliana.

Venha visitar nosso campus, conhecer as instalações do Centro Universitário n. 1 do Brasil.