Cesuca é o melhor Centro Universitário do Brasil 

Vários cursos conquistaram resultados de destaque em avaliação do MEC

04/04/2024

O Cesuca segue alcançando resultados de destaque nos mais diversos indicadores de qualidade! Dessa vez, obtivemos conceito 5 de excelência (em escala de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos – IGC, avaliação feita pelo INEP/MEC. 

O resultado coloca nossa Instituição em primeiro lugar entre os centros universitários privados do Brasil e sexto entre todas as instituições do Estado (públicas e privadas). 

Além disso, vários cursos conquistaram resultados expressivos no ranking do Conceito Preliminar de Curso – CPC. Olha só: 

Administração: 5 | Quarto lugar no RS 
Ciências Contábeis: 5 | Terceiro lugar no RS
Comércio Exterior: 5 | Primeiro lugar no Brasil  
Direito: 5 | Primeiro lugar no RS, primeiro lugar entre os centros universitário privados do Brasil e nono lugar entre os cursos de Direito do Brasil   
Psicologia: 4 | Sexto lugar entre os cursos do RS 

Vale destacar que CPC também trabalha com resultados de 1 a 5, sendo os cursos com conceito 4 e 5 considerados de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. 

“Mais uma vez, o Cesuca conquista resultados que colocam o nosso projeto educacional em posição de destaque no Brasil. Esses índices de excelência são fruto do esforço de toda a comunidade acadêmica. Além disso, reforçam o nosso compromisso em promover transformação e contribuir com o desenvolvimento da região”, destaca o Prof. Dr. Ricardo Muccillo da Silva, Reitor da nossa Instituição. 

IGC e CPC 

Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior, os estudantes podem consultar vários indicadores, entre eles o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conselho Preliminar de Curso (CPC). Ambos são divulgados anualmente pelo INEP/MEC. 

O IGC é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de cada Instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.  

O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. É composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. 

Destaques nacionais no Enade 

Nossa Instituição também vem alcançando resultados de excelência no ENADE, com os cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção ocupando as primeiras colocações no Brasil. 

Vale destacar que o ENADE é uma avaliação promovida pelo INEP, utilizada para verificar o desenvolvimento dos alunos em relação às competências adquiridas durante a formação superior.    

Não podemos deixar de agradecer à comunidade acadêmica, que envolve professores, colaboradores e alunos dedicados, comprometidos e que acreditam na educação como um meio de transformação de vidas!